Israel ataca o Líbano mesmo com cessar-fogo em vigor

O exército israelense indicou que se trata de um depósito de foguetes do Hezbollah.

Israel realizou, na quinta-feira, um ataque aéreo contra uma instalação militar do grupo xiita Hezbollah no sul do Líbano, mesmo que a trégua tenha sido concordada recentemente entre os dois lados.

Em um comunicado, as Forças de Defesa de Israel (FDI) disseram que o alvo era um depósito de foguetes de médio alcance do Hezbollah, onde "foram identificadas atividades terroristas". "A ameaça foi impedida por uma aeronave da força aérea israelense", acrescentaram.

Cessar-fogo frágil 

Cessar-fogo entre o Israel e o movimento xiita libanês entrou em vigor na quarta-feira, às 4h da manhã, horário local, após mais de um ano de combates no Líbano, que se intensificaram nos últimos meses.

O acordo, que foi aprovado pelo gabinete de segurança nacional do Líbano na noite de terça-feira, prevê um período de transição de 60 dias. Espera-se que, durante esse período, o exército libanês retome o controle de parte de seu território que foi invadido pelas FDI e que a infraestrutura militar do Hezbollah seja desmantelada no sul do país árabe. Por sua vez, Israel deve retirar gradualmente suas tropas da área ocupada.

No entanto, foram registradas violações do acordo pelas tropas israelenses. Horas após o acordo, segundo os relatos, o exército de Israel abriu fogo contra pessoas que tentavam se aproximar de várias aldeias no sul do Líbano. As FDI advertiram os civis libaneses a não retornarem às suas casas, onde seus soldados ainda estão estacionados.

Anteriormente, o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, demandou "ações fortes" para impedir que os membros do Hezbollah retornassem às aldeias.