
Índia e Rússia expandem cooperação militar com foco em exercícios conjuntos

Autoridades militares da Rússia e da Índia fizeram um acordo para aumentar a cooperação em defesa e segurança, incluindo a participação em exercícios conjuntos, para fortalecer ainda mais a coordenação operacional, declarou o Ministério da Defesa da Índia nesta quinta-feira.
Os acordos foram feitos durante uma reunião de um grupo de trabalho sobre cooperação militar sob a Comissão Intergovernamental Índia-Rússia sobre Cooperação Militar e Técnico-Militar (IRIGC-M&MTC) em Moscou.
"O grupo de trabalho enfatizou a importância do compartilhamento contínuo de conhecimento e da colaboração em áreas de interesse estratégico. Ele também concordou em expandir os exercícios conjuntos para solidificar ainda mais a sinergia operacional entre as duas forças", observou o comunicado.

A Índia e a Rússia já conduzem diversos exercícios conjuntos, como o Indra, Avia Indra e Indra Navy, que servem para compartilhar práticas, aprimorar táticas e promover a interoperabilidade entre as forças armadas.
Reuniões anuais entre as autoridades de defesa dos dois países alternam-se entre Moscou e Nova Délhi para avaliar o andamento de projetos e discutir novos aspectos da colaboração técnico-militar.
A mais recente aconteceu poucos dias antes da visita do Ministro da Defesa da Índia, Rajnath Singh, a Moscou, marcada para o início de dezembro. Singh deverá se reunir com seu homólogo russo, Andrey Belousov.
Ao longo dos anos, a parceria técnico-militar entre Índia e Rússia evoluiu de uma relação de comprador-vendedor para iniciativas conjuntas de pesquisa, desenvolvimento e produção de sistemas avançados.
Entre os projetos destacados estão o míssil de cruzeiro BrahMos, a fabricação licenciada de jatos de combate e tanques T-90, além da produção de fuzis AK-203 na Índia dentro do programa "Make in India".
