O governo argentino firmou um acordo com as autoridades francesas para a compra de três submarinos e quatro navios de guerra, em um negócio avaliado em mais de 2,278 bilhões de dólares, informou o jornal argentino La Nación na quarta-feira.
O presidente da Argentina Javier Milei avançou nas negociações durante a visita do presidente francês, Emmanuel Macron, a Buenos Aires no sábado.
Os três submarinos serão destinados à Marinha argentina e custarão 2 bilhões de dólares, enquanto as quatro embarcações, avaliadas em 278 milhões de euros, serão utilizadas pela Prefectura Naval.
A medida faz parte da política de Milei para modernizar o equipamento militar das Forças Armadas argentinas.
Longas negociações
Semanas atrás, o Ministério da Defesa da Argentina assinou uma carta de intenções com autoridades francesas para a aquisição de submarinos da classe Scorpene, marcando um passo inicial para um possível acordo.
O ministro da Defesa, Luis Petri, confirmou os avanços nas conversas com as autoridades francesas e o Naval Group, mas ressaltou que o acordo ainda está longe de ser concretizado e que a entrega e os pagamentos ocorrerão ao longo de cinco anos.
"Estamos apenas no início de uma negociação que será longa. Não é algo que o governo anunciará nos próximos meses", afirmou Petri.