
Preço do café no mercado internacional bate recorde histórico devido à seca no Brasil

Os preços internacionais do café arábica atingiram recordes de alta na quarta-feira, impulsionados por preocupações de que as condições climáticas adversas no Brasil prejudicarão a próxima safra, informou a Trading Economics.
Os futuros do café no mercado de Nova York foram negociados a US$ 3,20 por libra-peso (cerca de meio quilo), seu nível mais alto desde 1972.

O Brasil, o maior produtor de café do mundo, enfrentou uma seca recorde este ano. Além disso, os aumentos de preços também foram impulsionados por fatores geopolíticos, como interrupções no transporte marítimo no Mar Vermelho e possíveis tarifas dos EUA.
Por outro lado, analistas e agências governamentais reduziram suas estimativas para a quantidade de grãos de café a ser produzida e exportada no curto prazo no Brasil, devido à escassez de chuvas no país.
Da mesma forma, as previsões do Serviço de Agricultura Estrangeira do Departamento de Agricultura dos EUA mostram que a produção brasileira de café para a temporada 2024/2025 será de 66,4 milhões de toneladas métricas (MMT), abaixo das 69,9 MMT de uma previsão anterior.
O órgão norte-americano também estima que os estoques de café do Brasil serão de 1,2 milhão de sacas no final da temporada 2024/2025, 26% abaixo da temporada anterior.