Notícias

"O mais poderoso de todos os tempos": Huawei lança seu primeiro celular com sistema operacional próprio

O desempenho geral da série Mate 70 aumentou em 40% devido ao novo sistema operacional, que dispensa o Android, e a outras novas configurações.
"O mais poderoso de todos os tempos": Huawei lança seu primeiro celular com sistema operacional próprioLegion-Media / CFOTO

A empresa chinesa Huawei lançou oficialmente na terça-feira sua nova série de smartphones Mate 70, que tem a particularidade de rodar o HarmonyOS NEXT, um novo sistema operacional desenvolvido sem usar o código-fonte do Android.

"O telefone Mate mais poderoso de todos os tempos", afirmou o CEO da Huawei, Richard Yu Chengdong, ao apresentar o novo dispositivo durante um evento na cidade chinesa de Shenzhen.

Quais são seus recursos?

Yu explicou que o desempenho geral da série Mate 70 aumentou em 40%, graças ao sistema operacional HarmonyOS NEXT e às novas configurações em outros componentes do telefone. Ele também detalhou que os dispositivos têm a primeira tecnologia integrada de busca por satélite do mundo.

Wang Peng, pesquisador da Academia de Ciências Sociais de Pequim, afirmou que a implementação dessa tecnologia marca uma inovação significativa no campo das comunicações. A tecnologia aborda problemas relacionados à comunicação em áreas remotas ou inacessíveis, melhorando seu desempenho e, portanto, a experiência do usuário, explicou.

Outros recursos do Mate 70 mencionados por Yu incluem maior eficiência na postagem de fotos durante shows, realização de chamadas de vídeo em trens de alta velocidade, e visualização de vídeos no metrô. Ele disse que o modelo Mate 70 Pro+ tem um vidro de tela especial na parte frontal, e sua resistência a quedas foi melhorada 20 vezes.

Yu não forneceu mais detalhes sobre o chip usado nos dispositivos. No entanto, uma fonte citada pela Reuters revelou que algumas versões do Mate 70 usarão o chip Kirin 9100 da Huawei, que é fabricado pela Semiconductor Manufacturing International Corporation (SMIC) da China.

  • O lançamento da nova série ocorre em meio às expectativas de que as autoridades dos EUA anunciarão novas restrições às exportações de tecnologia da China. Cerca de 200 fabricantes de chips chineses poderiam ser afetados pelas novas regulamentações.