Notícias

A Rússia está disposta a uma solução política e diplomática para o conflito na Ucrânia – Lavrov

O ministro das Relações Exteriores da Rússia denunciou que o Ocidente "não para de sonhar em infligir uma derrota estratégica" a Moscou.
A Rússia está disposta a uma solução política e diplomática para o conflito na Ucrânia – LavrovGettyimages.ru / Anadolu/Contributor

A Rússia está disposta a uma solução política e diplomática para o conflito na Ucrânia com base nos interesses de Moscou, afirmou o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov durante seu discurso no Parlamento russo, na quarta-feira.

"Continuamos sendo abertos a um acordo político e diplomático baseado na consideração de nossos interesses legítimos, levando em conta as realidades que se desenvolveram durante um longo período de tempo e levaram à situação atual", declarou.

"No entanto, na ausência de propostas sérias por parte daqueles que declararam guerra contra nós, sua falta de vontade de levar em conta nossos interesses ou as realidades locais, é claro que ainda não conseguiremos chegar a um acordo", acrescentou.

O chanceler russo denunciou que o Ocidente "não para de sonhar em infligir uma derrota estratégica" a Moscou. "Ultimamente, vendo o sucesso das ações do Exército russo no teatro de operações militares ucraniano, o Ocidente fala mais sobre como não deixar Putin vencer do que sobre sua vitória", acrescentou.

Nesse contexto, afirmou que "a segurança da Rússia, incluindo os habitantes das novas regiões russas, a vida, a honra, a dignidade, os direitos e os interesses" de seus cidadãos" estarão garantidos de forma confiável", sublinhando que "os objetivos da operação militar especial serão alcançados".