
Kamala Harris não descarta concorrer novamente à presidência

A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, não tem planos de deixar a política e está considerando possíveis caminhos a seguir após sua derrota na eleição presidencial de novembro, informou o Politico nesta segunda-feira.
De acordo com a publicação, Kamala orientou assessores e aliados a manterem as opções abertas, incluindo uma possível candidatura presidencial em 2028 ou até mesmo uma corrida ao cargo de governadora na Califórnia, seu estado natal, daqui a dois anos.

"Eu ainda estou na luta", afirmou a vice-presidente, que viajou ao Havaí com sua família após ser derrotada por Donald Trump nas urnas. Fontes próximas disseram que ela planeja avaliar essas duas opções, além de outras possibilidades, durante as férias de inverno.
"Ela não precisa decidir se quer concorrer a algum cargo novamente nos próximos seis meses", explicou um ex-assessor de campanha de Kamala.
"A coisa natural a fazer seria criar uma entidade que lhe desse a oportunidade de viajar, fazer discursos e preservar suas relações políticas", completou.
Enquanto isso, entre aqueles que conhecem bem a vice-presidente, há divisões sobre qual das duas opções seria mais viável para ela e para qual cargo ela deve se candidatar.
Contudo, chegaram a um consenso de que "ela provavelmente não pode considerar as duas coisas: concorrer a governadora e, depois, desistir e iniciar uma campanha presidencial em poucas semanas", segundo a matéria.
Brian Brokaw, ex-assessor de Kamala, afirmou que a vice-presidente "não é uma pessoa que toma decisões precipitadas".
"Às vezes, ela leva muito tempo para decidir. Portanto, posso garantir que ela ainda não sabe qual será seu próximo passo", disse Brokaw.
"Ela poderia se candidatar a governadora? Sim. Se eu acho que ela quer se candidatar? Provavelmente não. Ela poderia ganhar? Sem dúvida. Ela gostaria do cargo? Não sei. Ela poderia concorrer à presidência novamente? Sim", concluiu.
