O Reino Unido enviou recentemente à Ucrânia dezenas de mísseis Storm Shadow de longo alcance, marcando a primeira remessa sob o governo do primeiro-ministro Keir Starmer, de acordo com fontes ouvidas pela Bloomberg.
Segundo as fontes, a entrega dos mísseis ocorreu há algumas semanas, antes que os Estados Unidos e o Reino Unido tivessem autorizado a Ucrânia a lançar mísseis de longo alcance contra o território russo.
A data exata da chegada dos mísseis à Ucrânia não foi revelada. O Ministério da Defesa britânico afirmou que não comentaria detalhes operacionais, ressaltando que o apoio do Reino Unido à Ucrânia permanece "inabalável".
Esta foi a primeira remessa de mísseis Storm Shadow enviada à Ucrânia pelo governo de Starmer. O último fornecimento confirmado desses mísseis havia ocorrido em abril, quando Rishi Sunak era o primeiro-ministro.
Na segunda-feira, John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, confirmou que os Estados Unidos autorizaram o uso de mísseis balísticos de longo alcance ATACMS pela Ucrânia contra a província russa de Kursk.
Na semana passada, a Ucrânia já havia lançado ataques utilizando mísseis balísticos ATACMS dos EUA e mísseis de cruzeiro Storm Shadow britânicos contra alvos no território russo internacionalmente reconhecido.