Notícias

Alemanha pretende transformar estações de metrô em abrigos contra bombas

As pessoas também serão encorajadas a converter seus próprios porões em bunkers fortificados, disse um porta-voz do governo alemão.
Alemanha pretende transformar estações de metrô em abrigos contra bombasGettyimages.ru / picture alliance

O governo alemão está elaborando uma lista de prédios públicos para serem usados como bunkers no caso de um conflito de grandes proporções, disse na segunda-feira um porta-voz do Ministério do Interior, segundo a imprensa local.

Entre as instalações consideradas estão estações de metrô, estacionamentos subterrâneos, e alguns outros edifícios estatais, disse o porta-voz a jornalistas na segunda-feira. Os cidadãos também serão incentivados a converter seus próprios porões e garagens em abrigos, acrescentou o funcionário, segundo informou a imprensa.

Embora o porta-voz não tenha mencionado o conflito na Ucrânia durante seu briefing, o jornal alemão Bild alegou na segunda-feira que a decisão de expandir a rede de bunkers da Alemanha foi tomada em função da percepção da ameaça de uma guerra contra a Rússia.

O chamado "plano bunker" foi acordado em junho, segundo o porta-voz. No entanto, a coletiva de imprensa de segunda-feira, em que o plano foi detalhado, ocorreu logo após os EUA confirmarem que deram permissão à Ucrânia para usar os mísseis ATACMS para realizar ataques de longo alcance em território russo reconhecido internacionalmente. A Alemanha, por sua vez, descartou a possibilidade de seguir o exemplo dos EUA, evitando escalada do conflito.

  • Atualmente, a Alemanha tem 579 abrigos públicos reservados para fins de proteção civil, com capacidade para cerca de 480 mil pessoas, segundo o porta-voz. Além de preparar mais abrigos, as forças armadas do país europeu elaboraram um plano sigiloso objetivando treinar população e empresas para eventual conflito em grande escala.