
EUA confirmam permissão para Ucrânia usar mísseis ATACMS contra a Rússia

Os EUA permitiram que a Ucrânia usasse mísseis balísticos de longo alcance ATACMS contra a província russa de Kursk, confirmou o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, na segunda-feira.
"As forças armadas ucranianas podem usar o ATACMS para se defender em caso de necessidade imediata e, neste momento, compreensivelmente, isso tem ocorrido em Kursk e em seus arredores", afirmou o funcionário de alto escalão.

Kirby observou que Washington "mudou as diretrizes".
Na semana passada, a Ucrânia realizou ataques com mísseis balísticos de longo alcance ATACMS dos EUA e mísseis de cruzeiro Storm Shadow britânicos dentro do território russo reconhecido internacionalmente. Especificamente, foram ataques a instalações militares nas províncias de Bryansk e Kursk.
Em resposta, os militares russos lançaram um míssil Oreshnik equipado com ogivas convencionais contra uma fábrica militar em Dnepropetrovsk. O Oreshnik é um novo míssil balístico de alcance intermediário capaz de atingir seus alvos a uma velocidade hipersônica de Mach 10, o que equivale a quase três quilômetros por segundo.