Notícias

Moda de namoro "trenó" pode ser prejudicial a quem busca relacionamentos sério

Especialista alerta para o "sledging" (ou "trenó" em português)), uma prática de manter relacionamentos temporários durante o inverno, que pode prejudicar os envolvidos emocionalmente.
Moda de namoro "trenó" pode ser prejudicial a quem busca relacionamentos sérioGettyimages.ru / vladans

Um especialista emitiu um alerta sobre uma nova moda de namoro chamada "sledging" ("trenó" em português), que pode prejudicar emocionalmente as pessoas que buscam relacionamentos de longo prazo, informou o Daily Star.

A nova tendência significa "arrastar" alguém durante o inverno, adiando a separação para evitar ficar sem um parceiro durante os meses mais frios do ano.

Nesse caso, não se trata de uma conexão verdadeira: os "sledgers" continuam namorando alguém apesar de não estarem romanticamente interessados.

De acordo com um estudo realizado pelo aplicativo de namoro Happn, mais de um em cada dez (15%) solteiros com idade entre 18 e 25 anos continuaram a namorar alguém durante o Natal, mesmo que não gostassem realmente da pessoa, com a intenção de terminar o relacionamento assim que as festas de fim de ano terminassem.

O Happn também descobriu, em sua pesquisa com mais de 600 casais, que outros 15% da Geração Z estavam querendo terminar com seu parceiro há algum tempo, mas decidiram esperar até depois do Natal e do Ano Novo para fazê-lo.

Além disso, os pesquisadores observam que 75% dessas pessoas tomaram a decisão de se separar em novembro, mas adiaram a decisão para depois do Ano Novo para evitar ficarem sozinhas.

Enquanto isso, 25% dos seguidores da tendência mais radicais decidiram "andar de trenó" com seu parceiro de agosto até depois do Natal.

A Geração Z deve estar atenta aos sinais de que está sendo "arrastada" para evitar que o parceiro fique com ela apenas durante o inverno, com a intenção de se separar logo depois, alertou Claire Rénier, especialista em namoro da Happn.

"As pessoas não deveriam ser tratadas dessa forma em um relacionamento que deveria ser de amor e confiança. Elas brincam com as emoções das pessoas e incentivam a satisfação a curto prazo", acrescentou.

Em vez disso, "os jovens devem encontrar conexões mais autênticas com pessoas que compartilham locais e hobbies. Assim, podem encontrar parceiros que estejam genuinamente interessados neles e manter um relacionamento que dure além do inverno", explicou Rénier.

Geração Z é o nome dado ao conjunto de pessoas nascidas entre 1995 e 2010.

De acordo com os dados da pesquisa, os principais motivos para "andar de trenó" são:

  • Ter alguém com quem fazer sexo (60%)
  • Ter alguém com quem se abraçar quando faz frio (50%)
  • Não se sentir solitário nessa época do ano (40%)
  • Evitar responder a perguntas sobre ser solteiro (30%)
  • Levar alguém para as festas de Natal e Ano Novo (20%)