Notícias

Terra se despede de "mini-lua" temporária: quando ela voltará?

O corpo celeste foi visto pela primeira vez em agosto e ficou preso à gravidade da Terra no final de setembro.
Terra se despede de "mini-lua" temporária: quando ela voltará?Gettyimages.ru / NASA

A "mini-lua" que tem orbitado a Terra nos últimos dois meses se afastará do planeta e retornará brevemente no início do próximo ano, para depois desaparecer até 2055, informou a AP.

O pequeno asteroide, conhecido como 2024 PT5, tem apenas 10 metros de diâmetro e deve se afastar da Terra nesta segunda-feira, vencido pela atração gravitacional mais forte do Sol.

Atualmente, ele está a mais de 3,5 milhões de quilômetros de distância e só pode ser observado por meio de um telescópio potente.

Em janeiro, o objeto se aproximará a 1,8 milhão de quilômetros da Terra e será monitorado pela NASA durante uma semana para obter novas informações sobre sua origem.

O corpo celeste foi detectado pela primeira vez em agosto e ficou preso pela gravidade da Terra no final de setembro. Desde então, tem seguido uma trajetória em forma de ferradura.

Embora o 2024 PT5 não possa ser tecnicamente chamado de satélite natural, os cientistas o consideram um "objeto interessante" que merece ser estudado. É possível que seja uma rocha da Lua que se soltou após um impacto de asteroide que formou uma cratera.