O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, declarou na segunda-feira que "o mundo não está preparado" para uma nova pandemia, que é apenas uma questão de tempo e que denominam provisoriamente como Doença X.
"O ciclo de pânico e negligência está começando a se repetir. As lições dolorosas que aprendemos [durante a pandemia de COVID-19] correm o risco de serem esquecidas à medida que a atenção centra-se em muitas outras crises que nosso mundo enfrenta", lamentou o chefe da OMS, alertando que, "se não aprendermos essas lições, pagaremos caro da próxima vez".
"E haverá uma próxima vez. A história nos ensina que a próxima pandemia é uma questão de quando, não de se acontecerá. Pode ser causada por um vírus da gripe ou um novo coronavírus, ou pode ser causada por um novo patógeno que ainda não conhecemos, o que chamamos de Doença X", explicou durante seu discurso na Cúpula Mundial de Governos em Dubai, Emirados Árabes Unidos.
Tedros esclareceu que a Doença X, "de fato, não é algo novo", e é o termo que já foi usado em 2018 para se referir a uma doença de origem desconhecida para cujo impacto é necessário preparo com antecedência.
"A COVID-19 foi uma Doença X: um novo patógeno causando uma nova doença. Mas haverá outra Doença X, ou Doença Y ou Doença Z. E, do jeito que as coisas estão, o mundo continua despreparado para a próxima Doença X e a próxima pandemia", concluiu.