
"As empresas devem estar preparadas para um cenário de guerra", diz comandante da OTAN

O chefe do Comitê Militar da OTAN, almirante Rob Bauer, pediu nesta segunda-feira que líderes empresariais se preparem para um cenário de guerra e ajustem suas linhas de produção e distribuição de acordo com essa possibilidade, informou a agência Reuters.
"Se pudermos garantir que todos os serviços e bens cruciais possam ser entregues, aconteça o que acontecer, isso será uma parte fundamental de nossa dissuasão", afirmou Bauer em um evento promovido pelo think tank European Policy Centre.
De acordo com o chefe militar, as empresas devem estar prontas para um "cenário de guerra e ajustar suas linhas de produção e distribuição [...] embora os militares possam vencer as batalhas, são as economias que vencem as guerras", enfatizou.

Bauer também alertou sobre a dependência dos países ocidentais em relação à China, que é responsável por 60% da produção global de materiais de terras raras e pelo processamento de 90% deles.
Ele ressaltou ainda que outros produtos essenciais, como componentes químicos para sedativos, antibióticos, anti-inflamatórios e medicamentos para pressão arterial baixa, também são importados da China.
"É ingênuo pensar que o Partido Comunista [chinês] nunca usará esse poder. Os líderes empresariais da Europa e dos Estados Unidos precisam entender que suas decisões comerciais têm implicações estratégicas para a segurança de suas nações", concluiu.
