Notícias

Rússia abate 8 mísseis balísticos lançados pela Ucrânia

O sistema de defesa aérea russo também interceptou seis bombas JDAM fabricadas nos EUA e 45 drones em um dia.
Rússia abate 8 mísseis balísticos lançados pela UcrâniaSputnik / Sergey Malgakov

O sistema de defesa aérea da Rússia abateu oito mísseis balísticos lançados pela Ucrânia nas últimas 24 horas, informou o Ministério da Defesa russo nesta segunda-feira.

"Os recursos de defesa aérea abateram oito mísseis balísticos, seis bombas aéreas guiadas JDAM fabricadas nos EUA e 45 veículos aéreos não tripulados", afirmou a pasta.

Além disso, segundo a nota, a aviação, drones, tropas de mísseis e artilharia das Forças Armadas russas atacaram "a infraestrutura de aeródromos militares, instalações de energia que apoiam a operação de empresas do complexo militar-industrial ucraniano, bem como concentrações de tropas inimigas e equipamentos militares em 138 áreas".

No início do dia, o Ministério da Defesa da Rússia divulgou um vídeo mostrando o sistema de lançadores múltiplos de foguetes TOS-1A Solntsepiok destruindo posições militares ucranianas com seus poderosos projéteis com carga termobárica.

  • Na semana passada, a Ucrânia realizou ataques com mísseis balísticos de longo alcance ATACMS dos EUA e mísseis de cruzeiro Storm Shadow britânicos dentro do território russo reconhecido internacionalmente. Especificamente, foram ataques a instalações militares nas províncias de Bryansk e Kursk, após o regime de Kiev ter obtido a permissão do Ocidente para usá-los.
  • Em resposta, os militares russos lançaram um míssil Oreshnik, equipado com ogivas convencionais, em uma fábrica militar em Dnepropetrovsk.
  • O Oreshnik é um novo míssil balístico de alcance intermediário capaz de atingir seus alvos a uma velocidade hipersônica de Mach 10, o que equivale a quase três quilômetros por segundo.