Notícias

Xi Jinping assinou mais de 60 acordos de cooperação durante viagem pela América Latina

No Brasil, o presidente chinês se reuniu com Lula e firmou 37 acordos em em diversas áreas.
Xi Jinping assinou mais de 60 acordos de cooperação durante viagem pela América LatinaX / @LulaOficial

O presidente da China, Xi Jinping, participou de quase 40 reuniões e eventos bilaterais e multilaterais e assinou mais de 60 documentos de cooperação durante sua viagem pela América Latina, entre os dias 13 e 23 de novembro, informou o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi.

Xi participou da 31ª Reunião de Líderes Econômicos da APEC; de uma visita de Estado ao Peru; e da 19ª Cúpula do G20; além de uma visita de Estado ao Brasil. Durante a viagem, ele se reuniu com os chefes de estado dos EUA, Argentina, Brasil e Peru.

Encontros bilaterais

Durante sua visita ao Peru, Xi e sua homóloga peruana, Dina Boluarte, inauguraram virtualmente o Terminal Portuário Multiuso de Chancay, no Palácio do Governo.

O chanceler chinês afirmou que Chancay é o primeiro porto inteligente e o primeiro porto verde da América do Sul e, uma vez concluído, trará enormes receitas para o Peru, ajudando a estabelecer um novo corredor marítimo-terrestre entre a Ásia e a América Latina.

No Brasil, Xi Jinping se encontrou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ambos afirmaram que as relações entre os dois países estão em seu melhor momento. Durante o encontro, foram firmados 37 acordos em diversas áreas.

O líder chinês ainda se reuniu com os líderes da França, Alemanha, Reino Unido e outros países europeus, enfatizando que Pequim e a Europa devem se ver sob uma perspectiva estratégica e de longo prazo, cooperando e resolvendo as diferenças por meio de diálogo e consulta, continuando a escrever histórias de conquistas mútuas, destacou Wang.

  • Wang YI também mencionou que, durante a viagem, Xi incentivou todas as partes a crescerem junto com a economia chinesa e a trabalharem pela modernização dos países, com desenvolvimento pacífico, cooperação mutuamente benéfica e prosperidade comum.