
Maioria dos norte-americanos apoia plano de Trump para deportação em massa

Cinquenta e sete por cento dos norte-americanos aprovam a proposta do presidente eleito Donald Trump de deportar todos os imigrantes ilegais nos Estados Unidos, segundo uma pesquisa divulgada pela CBS News no domingo. Outros 43% dos entrevistados se disseram contrários à política.
Além disso, 55% dos participantes da pesquisa afirmaram estar "felizes" ou "satisfeitos" com o resultado da eleição presidencial nos Estados Unidos, enquanto 44% disseram estar "irritados" ou "insatisfeitos".

Durante sua campanha eleitoral, Trump afirmou que, caso fosse eleito, lançaria o "maior programa de deportação da história norte-americana" para retirar imigrantes ilegais do país.
Ele também prometeu acabar com a política de "portas abertas", finalizar a construção do muro na fronteira com o México, reforçar a atuação da patrulha de fronteira e impor restrições de entrada a cidadãos de determinados países.
Como candidato, Trump declarou ainda que usaria equipes de elite da Patrulha da Fronteira para "caçar, prender e deportar todos os membros de gangues de imigrantes ilegais".
O presidente eleito também sugeriu a pena de morte para imigrantes que assassinem cidadãos norte-americanos.
Nesse cenário, milhares de imigrantes partiram recentemente do sul do México rumo aos Estados Unidos, tentando atravessar a fronteira antes da posse de Trump.
Já eleito, Trump sinalizou que pretende decretar estado de emergência para empregar militares na deportação dos imigrantes ilegais do país.
