Notícias

Reação internacional após a vitória de Orsi nas eleições do Uruguai

O candidato progressista Yamandú Orsi venceu o segundo turno contra Álvaro Delgado, candidato do partido governista, que reconheceu a derrota na votação.
Reação internacional após a vitória de Orsi nas eleições do UruguaiGettyimages.ru / Guillermo Legaria

O progressista Yamandú Orsi, da Frente Ampla (FA), venceu o segundo turno das eleições presidenciais no Uruguai, realizadas no domingo.

Com 100,00 % da contagem de votos concluída, Orsi obteve 1.196.798 votos (52,07%), enquanto o candidato governista Álvaro Delgado, do Partido Nacional (PN), recebeu 1.101.296 votos (47,92%).

Ao tomar conhecimento de sua vitória, o presidente eleito agradeceu ao povo e aos participantes do processo eleitoral, descrevendo seu país como "um exemplo de acumulação positiva", onde há diferenças de pensamento, mas "nunca deve haver espaço para queixas ou ingratidão".

"Serei o presidente que clama pelo diálogo. Serei o presidente que construirá uma sociedade e um país mais integrados, onde ninguém será deixado para trás em termos econômicos, sociais e políticos", afirmou. Orsi também desejou vida longa aos partidos políticos do país e ao seu sistema democrático.

O candidato pró-governo Álvaro Delgado reconheceu sua derrota no segundo turno.

Cercado pelos outros líderes de sua coalizão, Delgado declarou: "Sem complexo de culpa, mas com tristeza, podemos parabenizar aqueles que venceram e fazê-lo com sinceridade e de coração, com desapego e com um senso muito republicano".

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, também reconheceu a vitória de Orsi. "Liguei para Yamandú Orsi para parabenizá-lo como presidente eleito de nosso país e para me colocar à sua disposição para iniciar a transição assim que achar apropriado", escreveu Lacalle Pou em sua conta oficial no X, sem dar mais detalhes.

Reação internacional

Vários líderes de outros países também expressaram suas felicitações ao político progressista.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, escreveu em sua conta no X: "Gostaria de parabenizar o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito Yamandú Orsi, a Frente Ampla e meu amigo [José] Pepe Mujica pela vitória na eleição de hoje".

O presidente da Bolívia, Luis Arce, escreveu: "Sua vitória encerra um grande dia democrático que reafirma a unidade do fraterno povo uruguaio, que aposta na inclusão e na justiça social para garantir seu crescimento".

Ao saudar os resultados no Uruguai, o ex-presidente boliviano Evo Morales disse que "os ventos do progressismo estão soprando novamente na Pátria Grande".

A ex-presidente da Argentina, Cristina Fernández, expressou "enorme alegria" com a vitória do "novíssimo presidente", a quem parabenizou juntamente com sua companheira de chapa, Carolina Cosse, e "a força política que está retornando ao governo".

A presidente de Honduras, Xiomara Castro, descreveu o resultado como "uma vitória clara que reafirma a tendência progressista e democrática na América Latina".

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, parabenizou o povo uruguaio e desejou ao vencedor “todo o sucesso”. "Vamos avançar na construção de uma relação respeitosa e positiva de cooperação e apoio compartilhado entre nossos países", declarou.

A presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, parabenizou a chapa da Frente Ampla, destacando que essa força política "retorna ao governo pela vontade do povo uruguaio, que mais uma vez demonstra sua vocação democrática e progressista".