Notícias

Mujica vota em Montevidéu e fala sobre as relações com a Argentina de Milei

Mujica vota em Montevidéu e fala sobre as relações com a Argentina de MileiAP / Natacha Pisarenko

Neste domingo, os uruguaios vão às urnas para o segundo turno da eleição presidencial, entre o governista Álvaro Delgado e o Yamandú Orsi, de oposição.

"Certamente o governo que vier, seja ele qual for, terá que criar um clima de negociação", disse o ex-presidente José "Pepe" Mujica em uma coletiva de imprensa após ter efetuado seu voto em Montevidéu.

"A campanha é um momento em que os ânimos se exaltam, mas para governar teremos que negociar".

Em outro momento, o Mujica falou sobre o relacionamento de seu país com a Argentina de Javier Milei. "Temos que fazer com que ela seja o melhor possível, mas é difícil. A medida que acaba de ser tomada na bacia do Paraná, aumentando enormemente os pedágios, pune a nós e ao Paraguai, e é uma medida dura", observou, de acordo com o Todo Notícias.

"A Argentina pertence aos argentinos, não é um problema no qual temos que interferir, é um país semelhante que não vamos mudar, mas como os países não se movem, temos que tentar ter o melhor relacionamento possível, seja quem for que esteja lá", acrescentou.

Clima de incerteza

O segundo turno das eleições presidenciais no Uruguai acontece em um ambiente de incerteza política. No primeiro turno, realizado em 27 de outubro, Orsi conquistou 43,94% dos votos, enquanto seu adversário, Delgado, obteve 26,77%.

O partido governista conta com o apoio dos partidos que fazem parte da mesma coalizão que levou o atual presidente, Luis Lacalle Pou, à vitória em 2019. Naquela eleição, Lacalle Pou ficou em segundo lugar no primeiro turno, recebendo 29% dos votos, mas, no segundo turno, após a formação da coalizão, conseguiu garantir sua vitória.