Militar indiciado por golpe recebeu honraria de Lula em 2023 - imprensa
Durante uma cerimônia em novembro de 2023, o coronel Fabrício Moreira Bastos, adido na embaixada brasileira em Israel, recebeu a Ordem do Rio Branco das mãos do presidente Lula, de acordo com a apuração de diferentes veículos de imprensa.
Bastos é um dos 37 indiciados pela Polícia Federal nesta semana sob a acusação de tentativa de golpe de Estado contra o presidente brasileiro.
De acordo com o Jornal de Brasília, o coronel recebeu honraria em razão de seu papel ''determinante'' na missão de repatriação de brasileiros, no contexto da crise humanitária na Faixa de Gaza.
''Ele foi condecorado com a Ordem do Rio Branco no grau comendador, o terceiro dos cinco graus da honraria'', acrescenta o veículo.
Resposta do Planalto
Em uma nota ao portal Poder360, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República explica que a indicação de Bastos foi feita pelo Itamaraty, e que eventuais questionamentos devem ser feitos ao Ministério da Defesa.
Operação contragolpe
Nesta semana, a polícia desarticulou uma organização criminosa composta por oficiais militares de elite e um policial conhecido como "Kids Pretos". Eles são acusados de planejar o assassinato do presidente Lula ainda em 2022.
No total, 37 pessoas foram indiciadas pelos crimes de organização criminosa, abolição violenta do Estado democrático de direito e golpe de Estado.
Um dos indiciados é o ex-presidente Jair Bolsonaro. Além dele, constam figuras expressivas da política nacional, como seu ex-ministro da Defesa, general Braga Netto, e o presidente de seu partido, o Partido Liberal, Valdemar Costa Neto.
De acordo com o g1, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deve encaminhar o caso ao promotor Paulo Gonet na segunda-feira, em caráter de sigilo.