PGR deve tomar decisão sobre denúncia de Bolsonaro apenas em 2025
A Procuradoria Geral da República (PGR) deve emitir um parecer relativo à denúncia do ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 36 pessoas indiciadas pela Polícia Federal por golpe de Estado apenas no ano de 2025, apurou o portal Poder360.
De acordo com as informações do veículo, o órgão deve decidir sobre o caso depois do recesso do Judiciário, que inicia-se em 20 de dezembro e dura até janeiro. "Ministros do Supremo Tribunal federal, por exemplo, só retomam as atividades normalmente depois de 31 de janeiro'', explicam.
Operação contragolpe
Nesta semana, a polícia desarticulou uma organização criminosa composta por oficiais militares de elite e um policial conhecido como "Kids Pretos". Eles são acusados de planejar o assassinato do presidente Lula ainda em 2022.
Além do ex-presidente, 36 pessoas foram indiciadas pelos crimes de organização criminosa, abolição violenta do Estado democrático de direito e golpe de Estado.
Muitos dos indiciados são ligados ao governo Bolsonaro, como seu ex-ministro da Defesa, general Braga Netto, seu ex-ajudante de ordens, tenente-coronel Mauro Cid, e o presidente de seu partido, o Partido Liberal, Valdemar Costa Neto.
De acordo com o g1, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deve encaminhar o caso ao promotor Paulo Gonet na segunda-feira, em caráter de sigilo.