Notícias

Oreshnik pode atingir alvos em toda a Europa, alerta a Rússia

O comandante das tropas de mísseis estratégicos, Sergey Karakayev, enfatizou que a alta prontidão operacional do complexo possibilita a destruição de qualquer alvo o mais rápido possível.
Oreshnik pode atingir alvos em toda a Europa, alerta a RússiaSputnik / Maxim Blinov

O novo míssil de alcance intermediário Oreshnik "pode atingir alvos em todo o território da Europa, o que o distingue de outras armas de precisão de longo alcance", disse Sergey Karakáyev, comandante das Tropas de Mísseis Estratégicos da Rússia, na sexta-feira, durante uma reunião televisionada com o presidente Vladimir Putin.

O uso intensivo desse tipo de armamento "será comparável ao uso de armas nucleares", acrescentou, observando que o desenvolvimento do Oreshnik permitirá "expandir as capacidades de combate das tropas de mísseis estratégicos para destruir vários tipos de alvos, de acordo com as tarefas atribuídas, tanto na versão não-nuclear quanto na nuclear".

"A alta prontidão operacional do complexo torna possível atingir e destruir qualquer alvo designado o mais rápido possível", enfatizou Karakayev, propondo ao presidente russo incluir o Oreshnik no arsenal das forças armadas do país e continuar a usá-lo, "intensificando suas características e aperfeiçoando as habilidades do pessoal em seu manuseio e uso".

"Faremos isso. Obrigado", respondeu Putin.

  • O presidente russo anunciou hoje que a produção em série dos novos mísseis, que demonstraram suas capacidades em um teste bem-sucedido contra um complexo da indústria de defesa ucraniana na cidade de Dnepropetrovsk no dia anterior, começará em breve.
  • Putin reiterou que não há meios no mundo atual que possam interceptar um míssil Oreshnik, que representa outra "garantia confiável da integridade territorial" da Rússia.