Milei anuncia progresso em "memorando histórico" com Israel
O presidente da Argentina, Javier Milei, confirmou que seu governo está avançando na elaboração de um "memorando histórico" com Israel, descrito como um de seus "parceiros geopolíticos mais importantes", ao lado dos EUA.
Segundo Milei, a aliança bilateral terá como foco a defesa da "liberdade e democracia" e o combate ao "terrorismo e às ditaduras". A declaração foi feita na quinta-feira, durante discurso na reunião anual da Câmara de Comércio Argentino-Israelense.
"Esperamos que essa aliança se torne um modelo para que outras nações do mundo livre escolham a vida e a liberdade, condenando de forma clara o terrorismo", afirmou Milei. Ele criticou o kirchnerismo por firmar "pactos espúrios de silêncio e cumplicidade com o crime", referindo-se ao memorando com o Irã.
O presidente participou do encontro empresarial para receber o prêmio Israel Leadership Award, em reconhecimento ao fortalecimento das relações entre os dois países. "Já demonstramos não apenas a afinidade natural deste governo com o povo de Israel, mas também a convicção de cooperar e trabalhar juntos", disse.
Milei acrescentou que sua gestão continuará "trabalhando incansavelmente para fortalecer os laços bilaterais" com Israel. Ele destacou o país como "uma grande fonte de inspiração" por ter "criado riqueza a partir da escassez".