Expedição inédita chefiada pelo Brasil vai estudar impacto das mudanças climáticas na Antártica
O Brasil lidera a Expedição Internacional de Circum-Navegação Costeira Antártica, que partiu nesta sexta-feira para uma jornada de dois meses ao redor do continente antártico, informou o portal g1.
A missão reúne 61 pesquisadores de sete países, incluindo Brasil, Chile, China, Peru e Rússia. Desses, 27 são brasileiros, vinculados a instituições ligadas ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera e ao Programa Antártico Brasileiro.
A expedição é comandada pelo pesquisador Jefferson Cardia Simões, do Centro Polar e Climático da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
A jornada científica será realizada no navio quebra-gelo Akademik Tryoshnikov, do Instituto de Pesquisa Ártica e Antártica da Rússia, projetado para operar em condições extremas de gelo.
Os cientistas percorrerão cerca de 20 mil quilômetros, com o objetivo de chegar, pela primeira vez, o mais próximo possível da costa antártica para coletar dados inéditos sobre a atmosfera, geofísica, glaciologia, biologia e oceanografia. A equipe também investigará os impactos das mudanças climáticas nos ecossistemas da região.