"Pagode Russo" em Moscou: Luiz Gonzaga abre Festival de Cinema Brasileiro na capital russa

Além do filme sobre o Rei do Baião, o festival exibe produções com temática musical, biografias e dramas brasileiros para milhares de espectadores russos.

De 22 a 26 de novembro, Moscou recebe o Festival de Cinema Brasileiro, um dos principais eventos culturais do Brasil na Rússia. Durante esse período, milhares de espectadores russos terão a oportunidade de conhecer um pouco da cinematografia brasileira.

Entre os destaques do evento está o filme de abertura "Gonzaga: De Pai para Filho", que conta a história de Luiz Gonzaga, o rei do baião. O cantor, compositor, músico e poeta brasileiro, imortalizado por canções como "Pagode Russo", foi uma das figuras mais influentes da história da música popular do Brasil.

Este ano, o festival exibe oito novos filmes para o público russo, incluindo comédias, dramas e biografias. Alguns filmes abordam a música popular brasileira, como o samba tradicional e o funk.

O filme biográfico "Nosso Sonho" conta a história da dupla de funk Claudinho e Buchecha.

Já "Saudosa Maloca" retrata as memórias do lendário sambista paulistano Adoniran Barbosa, que, já idoso, compartilha histórias de sua juventude em um bar.

Por sua vez, o filme "A Viagem de Pedro" encerrará a parte de Moscou do festival em 26 de novembro. A produção narra a história de Pedro I, o primeiro imperador do Brasil, que, após ser forçado a abdicar, embarca para a Europa. Ao se preparar para lutar pela coroa portuguesa contra seu irmão, ele revive as memórias de seu passado no Brasil, desde sua chegada, ainda criança, em 1808, até sua fuga apressada em 1831.

O XV Festival de Cinema Brasileiro está ocorrendo em quatro cidades russas, entre 7 de novembro e 1° de dezembro.

A informação foi confirmada pela Embaixada do Brasil em Moscou, que anunciou que as cidades anfitriãs do evento são São Petersburgo, Moscou, Nizhny Novgorod e Kaliningrado.