Notícias

Lavrov: "O conflito israelense-palestino tinha que ser resolvido desde a raiz"

Lavrov: "O conflito israelense-palestino tinha que ser resolvido desde a raiz"

"O conflito israelense-palestino tinha que ser resolvido desde a raiz", afirmou o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, em uma conferência para o Oriente Médio do Clube Valdai, na terça-feira.

Além disso, sublinhou que a falta de uma solução para a questão palestina é "o principal fator de instabilidade no Oriente Médio". 

Lavrov acrescentou que os políticos e diplomatas norte-americanos "apostaram em seu predomínio na região e agora estão tentando excluir a Rússia do acordo", impondo "soluções unilaterais que não levam em conta a singularidade de cada país".

As consequências desse "curso míope" são evidentes, disse o chanceler, assim como "a determinação inflexível de Israel de continuar sua ação contundente na Faixa de Gaza".

"Enquanto defende-se o cessar-fogo, é essencial criar condições para uma solução segura e sustentável" da questão palestina, sugeriu o chanceler russo.

Bombardeio do Iêmen, uma resposta "neocolonial"

Por outro lado, Lavrov classificou os bombardeios dos EUA e do Reino Unido contra os houthis no Iêmen como uma "maneira neocolonial de reagir com métodos bélicos ao que está acontecendo".

A vida, disse ele, "já mostrou em várias ocasiões que não é possível conseguir uma vitória militar dessa forma, mas provocar uma expansão posterior da área de combate e um aumento de sua intensidade é algo no que os norte-americanos sempre tiveram sucesso".