Notícias

"Barulho insuportável": Pyongyang lança nova arma contra Seul

A Coreia do Norte instalou alto-falantes ao longo de sua fronteira com a Coreia do Sul, transmitindo ruídos assustadores que têm irritado os moradores que vivem perto da fronteira.
"Barulho insuportável": Pyongyang lança nova arma contra SeulGettyimages.ru / picture alliance

Ruídos assustadores fazem parte de uma nova campanha da Coreia do Norte na ilha fronteiriça de Ganghwa, transformando os moradores do lado sul-coreano em vítimas de um verdadeiro "bombardeio sonoro".

Segundo a Associated Press (AP), residentes da ilha relatam sons incessantes e angustiantes, como tiros, risadas e gritos, que os levam ao "desespero".

Alguns habitantes ouvidos pelo New York Times descreveram ter ouvido "lobos uivando, metal rangendo ou fantasmas gritando, como em um filme de terror". Outros afirmaram escutar o som de artilharia se aproximando.

Desde julho, a Coreia do Norte tem transmitido esses ruídos diariamente, usando alto-falantes instalados na fronteira para manter os moradores do sul acordados durante a noite. Especialistas alertam que a exposição a ruídos acima de 60 decibéis pode causar distúrbios graves do sono.

Campanha de propaganda

Os métodos empregados por Pyongyang são uma resposta a uma campanha de propaganda conduzida a partir da Coreia do Sul. Ela inclui o uso de alto-falantes para a reprodução de mensagens políticas e o envio de balões com propaganda, incluindo notas de dólar e pen drives contendo músicas sul-coreanas, a partir da fronteira. 

O governo norte-coreano também respondeu às provocações utilizando balões carregados com lixo. "Nossas ações são estritamente medidas de retaliação", explicou o vice-ministro da Defesa norte-coreano, Kim Kang-il. 

Recentemente, a Coreia do Norte confirmou que sua constituição recém-revisada classifica a Coreia do Sul como um "Estado hostil". A declaração ocorreu poucos dias após a destruição, por parte do governo em Pyongyang, de estradas e ferrovias desativadas que conectavam os dois países.