Um depósito gigante de ouro, com reservas estimadas em mais de 1.000 toneladas, foi descoberto no sul da China, informou a agência de notícias Xinhua na quinta-feira, citando o departamento geológico da província de Hunan.
De acordo com o relatório, os geólogos já descobriram mais de 40 filões de ouro, com uma reserva de 300 toneladas, a uma profundidade de dois metros sob o depósito de Wangu no distrito de Pingjiang.
Além disso, estima-se que, a uma profundidade de três mil metros, o depósito contenha mais de mil toneladas de ouro, avaliadas em US$ 83 bilhões (cerca de R$ 482 bilhões).
Chen Rulin, especialista em prospecção de minérios no escritório em questão, disse à agência que "muitos dos testes de perfuração mostraram ouro visível", observando que cada tonelada de minério dentro da faixa de dois mil metros continha até 138 gramas de ouro.
Liu Yongjun, vice-diretor do escritório, detalhou que os geólogos usaram tecnologias modernas de prospecção de minérios, incluindo modelagem geológica em 3D. Enquanto isso, a perfuração de teste nas áreas periféricas do depósito de Wangu também revelou um potencial promissor, acrescentou.