
"A Terceira Guerra Mundial começou", diz ex-comandante-maior do Exército da Ucrânia

A Terceira Guerra Mundial começou na Ucrânia, afirmou o general Valery Zaluzhny, ex-comandante-chefe do Exército ucraniano e atual embaixador de Kiev em Londres.
"Acho que em 2024 podemos definitivamente considerar que a Terceira Guerra Mundial começou", disse o diplomata, citado pelo jornal ucraniano Ukrainskaya Pravda.

Zaluzhny alega que a Rússia está sendo apoiada pela República Popular Democrática da Coreia, Irã e China, e que esses países estão fornecendo armas para o conflito. A Ucrânia "obviamente já tem muitos inimigos", disse.
A Rússia, por sua vez, negou repetidamente ter recebido armas dos países em questão, enquanto o regime ucraniano tem recebido apoio militar e financeiro de mais de 50 países ocidentais desde o primeiro dia do conflito armado entre Moscou e Kiev.
"Ainda é possível parar tudo aqui, no território da Ucrânia. Mas, por alguma razão, nossos parceiros não querem entender isso [...] A Ucrânia tentará sobreviver pela força das tecnologias, mas não se sabe se será capaz de vencer essa batalha sozinha", concluiu Zaluzhny.
