O Reino Unido está "diretamente envolvido" no conflito entre Rússia e Ucrânia, pois mísseis de fabricação britânica foram usados pela Ucrânia para atacar território russo, afirmou o embaixador russo no Reino Unido, Andrei Kelin, à agência Sky News na quinta-feira.
Ao explicar o que colocou os britânicos no conflito, Kelin argumentou que os recentes ataques ucranianos "não podem ocorrer sem o envolvimento do pessoal da OTAN e, especificamente, do pessoal britânico", mencionando o uso de mísseis Storm Shadow contra a Rússia.
O diplomata também acusou a Ucrânia de empregar mercenários de diversos países nos combates.
A declaração veio após relatos de que países ocidentais teriam autorizado o uso de mísseis de longo alcance pela Ucrânia para atacar o interior da Rússia, atendendo a pedidos feitos há meses por Kiev.
- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou anteriormente que, caso armas ocidentais de longo alcance sejam usadas para atacar o território reconhecido da Rússia, isso significaria que os países da OTAN "estão em guerra" contra a Rússia, o que "mudaria a própria essência do conflito ucraniano".