Peru faz primeiro embarque para China a partir do "mega-porto" de Chancay
O Peru utilizou pela primeira vez o recém-inaugurado "mega-porto" de Chancay para o envio de uma carga de mirtilos com destino à cidade de Xangai, na China.
A remessa da fruta, um dos principais produtos de exportação do Peru, foi realizada pela empresa Qali, integrante da Agrícola Cerro Prieto.
🇵🇪🇨🇳 | Perú concreta primer envío de arándanos a Shanghái, China. El valor de la carga supera en más de cuatro veces el precio de un auto importado desde el país asiático. El envío fue realizado por Qali, empresa integrante de la Agrícola Cerro Prieto. pic.twitter.com/RhYswllz2r
— Gonzalo Aguilar Sosa (@gsasoficial) November 20, 2024
"Os nossos mirtilos de alta qualidade estão a caminho de Xangai pelo Megaporto de Chancay, levando consigo o esforço do nosso povo e a riqueza da nossa terra", informou a empresa agrícola em comunicado nas redes sociais.
Em 2023, o Peru exportou 207 mil toneladas de mirtilos para 42 países, com destaque para os Estados Unidos (57% do valor exportado), seguidos por Holanda (21%), China (8%) e Reino Unido (5%), segundo dados da RPP. O país andino é reconhecido como um dos maiores produtores mundiais do fruto.
O mega-porto de Chancay, localizado na costa peruana, foi inaugurado há uma semana em cerimônia liderada pelo presidente chinês, Xi Jinping, e pela presidente interina do Peru, Dina Boluarte.
O projeto tem como objetivo transformar o Peru no principal centro logístico do Pacífico sul-americano, além de uma escala relevante na Nova Rota da Seda.
Situado a cerca de 80 quilômetros de Lima, os principais acionistas do porto são a empresa chinesa Cosco Shipping Ports Limited (CSPL), uma das maiores companhias de transporte marítimo do mundo, com 60% de participação, e a peruana Volcan Compañía Minera, que detém os 40% restantes.