Notícias

Peru faz primeiro embarque para China a partir do "mega-porto" de Chancay

A carga é um carregamento de mirtilos, um dos principais produtos de exportação do país andino.
Peru faz primeiro embarque para China a partir do "mega-porto" de ChancayGettyimages.ru / Hidalgo Calatayud Espinoza / picture alliance

O Peru utilizou pela primeira vez o recém-inaugurado "mega-porto" de Chancay para o envio de uma carga de mirtilos com destino à cidade de Xangai, na China.

A remessa da fruta, um dos principais produtos de exportação do Peru, foi realizada pela empresa Qali, integrante da Agrícola Cerro Prieto.

"Os nossos mirtilos de alta qualidade estão a caminho de Xangai pelo Megaporto de Chancay, levando consigo o esforço do nosso povo e a riqueza da nossa terra", informou a empresa agrícola em comunicado nas redes sociais.

Em 2023, o Peru exportou 207 mil toneladas de mirtilos para 42 países, com destaque para os Estados Unidos (57% do valor exportado), seguidos por Holanda (21%), China (8%) e Reino Unido (5%), segundo dados da RPP. O país andino é reconhecido como um dos maiores produtores mundiais do fruto.

O mega-porto de Chancay, localizado na costa peruana, foi inaugurado há uma semana em cerimônia liderada pelo presidente chinês, Xi Jinping, e pela presidente interina do Peru, Dina Boluarte.

O projeto tem como objetivo transformar o Peru no principal centro logístico do Pacífico sul-americano, além de uma escala relevante na Nova Rota da Seda.

Situado a cerca de 80 quilômetros de Lima, os principais acionistas do porto são a empresa chinesa Cosco Shipping Ports Limited (CSPL), uma das maiores companhias de transporte marítimo do mundo, com 60% de participação, e a peruana Volcan Compañía Minera, que detém os 40% restantes.