Notícias

Presidente mexicana afirma ter "um plano" se Trump cumprir ameaça de deportações em massa

Sheinbaum expressou a confiança que as reuniões com o futuro gabinete dos EUA mudarão a perspectiva sobre os migrantes.
Presidente mexicana afirma ter "um plano" se Trump cumprir ameaça de deportações em massaGettyimages.ru / Jose Luis Torales / NurPhoto

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, declarou nesta quinta-feira que seu governo está preparado caso o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, cumpra a ameaça de realizar deportações em massa de imigrantes.

"No caso de deportações, vamos receber os mexicanos e temos um plano. (...) Antes disso, vamos demonstrar que não precisam ser deportados", afirmou a mandatária durante uma coletiva de imprensa.

Sheinbaum também destacou que não concorda com o tratamento dos migrantes como criminosos. "É para isso que existem instituições de justiça em qualquer lugar do mundo", ressaltou.

A presidente informou que, ao se reunir com a equipe de Trump, ela e seus secretários irão enfatizar a importância do trabalho realizado pelos migrantes mexicanos nos EUA e a significativa contribuição fiscal que oferecem ao país.

Ela lembrou que os migrantes mexicanos executam trabalhos de alta qualidade que atendem às necessidades dos EUA. "Eles beneficiam a economia dos Estados Unidos", afirmou.

A presidente revelou ainda que se reunirá com alguns de seus secretários para definir as questões a serem discutidas com o gabinete de Trump, assim que uma reunião oficial entre os dois governos for marcada.

Sheinbaum também garantiu que os consulados mexicanos nos EUA estão sendo reforçados para lidar com possíveis situações envolvendo os migrantes.