Rússia conduz novo lançamento espacial com sucesso
Nesta quinta-feira, o foguete Soyuz-2.1a, lançado do cosmódromo de Baikonur, colocou a nave de carga Progress MS-29 na órbita da Terra.
O lançamento ocorreu às 15h22, horário de Moscou. O voo da nave para a Estação Espacial Internacional (ISS, pela sigla em inglês) levará dois dias, e o acoplamento ao módulo Poisk do segmento russo da estação espacial está programado para as 17h36, no dia 23 de novembro.
A nave está carregada com 1.155 quilos de carga seca para a tripulação e os sistemas da estação, 869 quilos de combustível para reabastecimento, 420 quilos de água potável e 43 quilos de nitrogênio, que alimenta a atmosfera da ISS.
A Progress também está transportando equipamentos e materiais para experimentos científicos no âmbito da saúde. São esperados avanços no campo do tratamento gastrointestinal, estudo da interação entre microvasos e tecidos corporais, coleta de dados sobre a dinâmica da interação entre os membros da tripulação, teste do sistema de regeneração de água a partir da urina, crescimento de cristais e estudo da impressão 3D de nêutrons.