Notícias

Borrell: "A OTAN não pode ser uma aliança militar 'à la carte'"

"A OTAN não pode ser uma aliança que funciona dependendo do 'ânimo' do presidente dos EUA do dia", afirmou o chefe da diplomacia europeia.
Borrell: "A OTAN não pode ser uma aliança militar 'à la carte'"Gettyimages.ru / Pier Marco Tacca

A OTAN não pode ser uma aliança militar "à la carte" dependente dos caprichos do presidente dos EUA, declarou o alto representante da União Europeia para Relações Exteriores e Política de Segurança, Josep Borrell, em uma coletiva de imprensa na segunda-feira.

As declarações do chefe da diplomacia europeia foram feitas após que o pré-candidato à presidência dos EUA, Donald Trump, afirmou que, durante seu mandato, avisou aos países da OTAN que Washington não os protegeria de ataques se eles não cumprissem suas obrigações financeiras com a aliança.

"Durante esta campanha, veremos e ouviremos muitas coisas. Vamos falar sério. A OTAN não pode ser uma aliança militar 'à la carte'. A OTAN não pode ser uma aliança que funciona dependendo do 'ânimo' do presidente dos EUA do dia", sublinhou Borrell, acrescentando que a Aliança Atlântica "existe ou não existe".

"Mas não vou dedicar meu tempo comentando qualquer ideia estúpida que surja durante essa campanha eleitoral nos EUA", concluiu.

Os comentários de Trump provocaram agitação entre altos funcionários da OTAN, da União Europeia e de vários países, incluindo os EUA. "Qualquer sugestão de que os aliados não se defenderão mutuamente prejudica toda a nossa segurança, incluindo a dos EUA, e coloca os soldados noorte-americanos e europeus em maior risco", comentou o secretário-geral da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg, sobre o assunto.