Hungria instala sistema de defesa aérea na fronteira com a Ucrânia

Ministro da Defesa alerta para o risco crescente de expansão do conflito russo-ucraniano após ações ocidentais e resposta da Rússia.

Dois dias após os Estados Unidos autorizarem a Ucrânia a lançar mísseis de longo alcance em território russo reconhecido internacionalmente, o ministro da Defesa da Hungria, Kristóf Szalay-Bobrovniczky, ordenou a instalação de um sistema de defesa aérea na fronteira com a Ucrânia.

"Para estarmos preparados para qualquer eventualidade, determinei a instalação dos dispositivos recém-adquiridos para controle e proteção do espaço aéreo na região nordeste do país", anunciou Szalay-Bobrovniczky em suas redes sociais. "Cautela e prontidão: proteger o povo húngaro é a prioridade máxima", acrescentou.

O ministro alertou que o risco de o conflito entre Rússia e Ucrânia se expandir é maior do que nunca, após a permissão ocidental para ataques ucranianos em território russo e a confirmação da nova doutrina nuclear russa.

"As forças militares designadas das Forças Armadas da Hungria estão atualmente em estado de alerta", afirmou o ministro, destacando que o governo ainda busca uma solução pacífica e diplomática para o conflito.

Segundo Szalay-Bobrovniczky, os novos dispositivos aumentam a precisão na detecção de ameaças na zona de controle aéreo próxima à fronteira com a Ucrânia e reduzem o tempo de resposta a possíveis incidentes.