Notícias

Tensão no governo argentino: Milei desvaloriza papel de sua vice-presidente

"Ela não tem influência alguma na tomada de decisões", disse o presidente argentino, afirmando que Victoria Villarruel decidiu se distanciar do governo.
Tensão no governo argentino: Milei desvaloriza papel de sua vice-presidenteGettyimages.ru / NurPhoto

O presidente da Argentina, Javier Milei, criticou na quarta-feira a vice-presidente do país, Victoria Villarruel, afirmando que ela "não teve nenhuma influência na tomada de decisões" e que está afastada das reuniões do gabinete "há muito tempo".

Em entrevista ao jornal La Nación, Milei minimizou o papel de Villarruel no governo, afirmando que ela não participa da elaboração de políticas.

"Ela não tem qualquer influência na tomada de decisões. Também não comparece às reuniões do gabinete. Foi uma escolha dela. Há muito tempo decidiu não participar", declarou o presidente, acrescentando que o diálogo entre ambos é apenas "institucional", para atender às exigências formais de seus cargos.

Milei também acusou a vice-presidente de estar mais próxima do que ele chama de "casta" – políticos e dirigentes tradicionais – e do "círculo vermelho", termo usado para descrever as elites empresariais do país.

Relações tensas

A relação entre Milei e Villarruel tem sido marcada por tensões há meses. No entanto, segundo o portal Todo Noticias, o presidente ainda não havia se pronunciado de forma tão contundente sobre a vice.

Em julho, Milei criticou Villarruel após ela comentar uma polêmica envolvendo um vídeo da seleção argentina de futebol, em que jogadores entoavam frases consideradas ofensivas contra franceses de origem africana.

"Nenhum país colonialista vai nos intimidar por uma canção ou por dizer verdades que eles não querem admitir", publicou Villarruel nas redes sociais, elevando a controvérsia ao nível de um conflito diplomático. Em resposta, Milei afirmou: "Não foi um tweet feliz".