Notícias

EUA vetam resolução de cessar-fogo em Gaza

Washington não apoiará um texto que não exija a libertação imediata dos reféns, disse uma autoridade sênior dos EUA.
EUA vetam resolução de cessar-fogo em GazaGettyimages.ru / Mahmoud Issa / Anadolu

Nesta quarta-feira, os Estados Unidos vetaram novamente uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que pedia um cessar-fogo humanitário na Faixa de Gaza.

O Conselho de Segurança da ONU votou nesta quarta-feira com 14 votos a favor da resolução promovida por 10 membros eleitos do conselho de 15 membros, que não foi adotada devido a um veto dos EUA.

"Um fim duradouro para a guerra deve ser acompanhado pela libertação dos reféns. Esses dois objetivos urgentes estão inextricavelmente ligados. Essa resolução abandonou essa necessidade e, por esse motivo, os Estados Unidos não puderam apoiá-la", explicou o representante dos EUA, Robert A. Wood.

De acordo com Wood, a resolução "teria enviado uma mensagem perigosa ao Hamas". "Não há necessidade de voltar à mesa de negociações. O Hamas teria visto isso como uma justificativa de sua estratégia cínica de esperar e rezar para que a comunidade internacional esquecesse o destino de mais de 100 reféns de mais de 20 Estados membros que estão retidos há 410 dias. Nunca devemos permitir que isso aconteça", disse.

De acordo com um funcionário de alto escalão dos EUA entrevistado antes da votação, alguns membros do conselho estão mais interessados em conseguir um veto dos EUA do que em chegar a um acordo sobre a resolução. Nesse sentido, acusou os membros do Conselho de "rejeitarem cinicamente as tentativas de chegar a um acordo".