As forças armadas da Ucrânia dispararam mísseis de cruzeiro britânicos Storm Shadow contra alvos militares em território russo reconhecido internacionalmente pela primeira vez, informou a Bloomberg nesta quarta-feira, citando fontes familiarizadas com o assunto.
A Rússia ainda não confirmou oficialmente o ataque. O presidente russo Vladimir Putin declarou anteriormente que, se fosse tomada a decisão de atacar o território internacionalmente reconhecido da Rússia com armas ocidentais de longo alcance, isso significaria que os países da OTAN "estão em guerra" com o país eurasiano, "mudando a própria essência do conflito ucraniano".
Sozinho, "o exército ucraniano não é capaz de realizar ataques com sistemas modernos e altos de grande distância da produção ocidental", explicou Putin. "Todos os peritos confirmam isso, os nossos e os do Ocidente".
- O Storm Shadow, desenvolvido em conjunto por Londres e Paris, é um míssil de cruzeiro furtivo ar-superfície com um alcance de mais de 250 quilômetros. Ele é lançado do ar e tem uma ogiva BROACH de 450 kg, capaz de atingir uma velocidade de quase 1.000 km/h.
- O regime de Kiev lança seus ataques Storm Shadow e SCALP usando bombardeiros Su-24 da era soviética, cujo arsenal é limitado. O Ministério da Defesa da Rússia relatou repetidamente a destruição dessas aeronaves pelo exército russo desde o início do conflito em fevereiro de 2022.