Lula e Biden pedem "fim da repressão política" da Venezuela
Na terça-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, à margem da cúpula do G20, realizada no Rio de Janeiro.
Durante o encontro, um dos tópicos abordados foi a situação política da Venezuela.
De acordo com a nota divulgada pela Embaixada dos EUA no Brasil, os dois líderes destacaram seu "comprometimento com as instituições democráticas" e com o Estado de Direito, tanto em seus países quanto no exterior.
O comunicado também informou que, nesse contexto, os líderes concordaram em continuar as "consultas" sobre a situação venezuelana e pediram que a "vontade democrática do povo venezuelano fosse respeitada", reafirmando a necessidade do "fim da repressão política".
Antes, Lula havia afirmado que as ações do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, são uma questão interna do país, e não do Brasil.
"Maduro é um problema da Venezuela, não do Brasil", disse Lula, destacando que sempre procura "ter muito cuidado" ao se referir a outros países e seus líderes.
Lula ainda afirmou que o Brasil tem seus próprios problemas a resolver, como a fome, e que por isso não deveria se envolver em disputas externas. "Eu quero que a Venezuela viva bem, que eles cuidem do povo com dignidade e eu vou cuidar do Brasil", afirmou.