Notícias

FSB prende cidadão alemão recrutado pela Ucrânia para atos de sabotagem na Rússia

Nikolay Gaiduk esteve envolvido na detonação de um oleoduto em uma estação de distribuição de gás em Kaliningrado em março, segundo informações da agência de segurança.
FSB prende cidadão alemão recrutado pela Ucrânia para atos de sabotagem na RússiaServiço federal de Segurança da Rússia

O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) prendeu Nikolay Gaiduk, um cidadão alemão nascido na Ucrânia, acusado de ser recrutado pelos serviços de inteligência de Kiev para realizar ataques a instalações energéticas na Rússia. A informação foi divulgada pelo FSB nesta quarta-feira.

Segundo o FSB, Gaiduk, de 58 anos, teria participado da explosão de um oleoduto em uma estação de distribuição de gás de baixa pressão na cidade de Kaliningrado, em março.

Ele foi detido ao entrar novamente na província russa vindo da Polônia, com a intenção de planejar novos atos de sabotagem em infraestruturas energéticas.

Durante a abordagem, as autoridades russas apreenderam 0,5 litro de explosivo líquido no carro de Gaiduk, que tinha placas alemãs.

A investigação revelou que os materiais para a construção de um artefato explosivo improvisado, assim como as instruções, foram enviados a ele por Alexander Zhorov, um cidadão ucraniano residente em Hamburgo, na Alemanha, que possui autorização de residência no país.

De acordo com as informações obtidas pela Ria Novosti, Gaiduk, que está sob custódia, admitiu sua participação na explosão do oleoduto e indicou a localização de um esconderijo em um cemitério em Kaliningrado.

Ele também confirmou que foi recrutado por Zhorov, descrito como um ex-tenente-coronel da polícia de Odessa, na Ucrânia, que teria apresentado a missão como uma forma de "contribuir" para o fim do conflito na Ucrânia.

O FSB informa que está trabalhando para identificar e levar à justiça os cúmplices de Gaiduk envolvidos nas atividades ilegais.