O recente anúncio davisita do presidente da Rússia, Vladimir Putin, à Índia foi interpretada como mais uma prova de que as tentativas dos Estados Unidos de isolá-lo no cenário internacional estão falhando, revelou a Bloomberg nesta quarta-feira.
O veículo lembrou que o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, esteve recentemente na cidade russa de Kazan para uma cúpula dos BRICS e destacou que suaprimeira viagem ao exterior, após iniciar seu terceiro mandato, foi à Rússia, em julho deste ano.
A disposição de Modi em visitar Putin tem causado desconforto nos EUA, que buscam marginalizar o líder russo em função do conflito na Ucrânia. Durante a visita, Modi chamou Putin de "amigo" e o abraçou, ressaltando os laços estreitos entre Índia e Rússia que remontam à Guerra Fria.
A agência também observa que os dois países têm "laços estreitos desde a época da Guerra Fria", bem como o fato de a Índia ser uma grande importadora de armamentos russos e aumentar significativamente suas compras de petróleo do país desde que os EUA e seus aliados tentaram restringir o comércio de hidrocarbonetos da Rússia em resposta à operação militar especial na Ucrânia.
Na terça-feira (19), o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, confirmou que Putin está se preparando para visitar a Índia em breve.
Ele destacou que, após as visitas recentes de Modi à Rússia, é natural que o presidente russo retribua a iniciativa. "Em breve, poderemos definir as datas exatas dessa visita", declarou Peskov.