Notícias

NBC News: Biden chama Netanyahu de "c*zão" em conversas privadas

Informações foram confirmadas por três fontes ouvidas pela NBC News.
NBC News: Biden chama Netanyahu de "c*zão" em conversas privadasGettyimages.ru / Anadolu

Em conversas privadas com doadores de campanha e outras figuras, Joe Biden, presidente dos EUA, manifesta insatisfação diante de sua incapacidade em convencer Israel a mudar de postura na Faixa de Gaza, disseram cinco fontes à NBC News em artigo publicado nesta segunda-feira (12/2). 

As fontes, ouvidas em condição de anonimidade, contam ao veículo que o mandatário norte-americano busca convencer a liderança israelense a aceitar um cessar-fogo. Netanyahu, "impossível de lidar", contudo, estaria "infernizando-o".

Três das fontes ouvidas disseram que Biden se referiu a Netanyahu pelo termo pejorativo "asshole": "cuzão", em tradução livre. Isso teria acontecido, pelo menos, em três situações recentes. 

Um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA questionado pelo veículo NBC News afirmou que os dois líderes possuem um relacionamento respeitoso. "O presidente tem sido claro onde ele discorda do primeiro-ministro Netanyahu, mas isso é um relacionamento de décadas respeitoso tanto em público tanto no privado".

Conforme apuração do próprio veículo, Biden já havia manifestado insatisfação diante da conduta de Netanyahu publicamente na semana passada. Na última quinta-feira (8/2), o presidente norte-americano categorizou um ataque israelense em Gaza como "exagerado".

Antony Blinken, secretário de Estado, já havia realizado declarações similares. Depois de ter se reunido com o primeiro-ministro em particular na quarta-feira (7/2), afirmou publicamente que o número de civis palestinos que morrem todos os dias devido às ações de Israel "segue muito alto".

As fontes ouvidas pela NBC News contam que Biden acredita que seria "improdutivo" contestar as ações do mandatário israelense em público.