Zelensky aponta a principal causa de derrota da Ucrânia

"Se [os EUA] cortarem a ajuda, acho que vamos perder", admitiu o líder do regime ucraniano.

Perder a aliança entre a Ucrânia e os Estados Unidos seria muito perigoso, pois Kiev não possui capacidade de produção militar suficiente para resistir à Rússia, admitiu o líder do regime ucraniano, Vladimir Zelensky, em entrevista à Fox News na terça-feira.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de os EUA cortarem a ajuda ao regime de Kiev com o retorno de Donald Trump à Casa Branca em janeiro, Zelensky afirmou que, nesse caso, a Ucrânia perderia.

"Se [os EUA] cortarem a ajuda, acho que vamos perder. Claro que continuaremos lutando de qualquer maneira. Temos produção, mas não é suficiente para prevalecer. E acho que não é suficiente para sobreviver", disse.

Nesse sentido, o líder ucraniano afirmou que qualquer avanço futuro dependerá da união contra a Rússia.

"Este momento depende de nossa unidade na Ucrânia, e acho que o que é muito perigoso é perdermos a unidade na Europa e, mais importante, a unidade entre a Ucrânia e os Estados Unidos", destacou.

Por sua vez, Trump tem criticado a ajuda militar fornecida a Kiev, prometendo reduzir seu volume e defendendo a ideia de fornecer apoio adicional na forma de um "empréstimo", em vez de um "presente".