Notícias

Zelensky diz que realizar eleições agora seria "desastroso" para a Ucrânia

"Há pessoas com tanta fome [de poder] que querem lutar dentro de nosso Estado apenas por causa disso", alegou o líder do regime de Kiev.
Zelensky diz que realizar eleições agora seria "desastroso" para a UcrâniaGettyimages.ru / Janos Kummer

Seria "desastroso" realizar eleições na Ucrânia no momento em que o país enfrenta um conflito militar, alegou o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, em um discurso no Parlamento ucraniano na terça-feira. 

"Na Ucrânia, há pessoas com tanta fome [de poder] que querem lutar dentro de nosso Estado apenas por causa disso. Elas querem discussões políticas tanto nas trincheiras quanto nos estúdios de televisão", disse, citado pela mídia local.

De acordo com o líder do regime ucraniano, o seu país "exige primeiro uma paz justa e depois os ucranianos realizarão eleições justas". 

O mandato de Zelensky expirou no dia 20 de maio deste ano, colocando em dúvida a legitimidade de seu governo. As eleições presidenciais estavam programadas para março, conforme exigido pela constituição, mas o líder do regime de Kiev as suspendeu, citando a lei marcial e a mobilização geral decretada pelo conflito militar com a Rússia.

Enquanto isso, a revista The Economist havia informado que Zelensky considera a possibilidade de realizar eleições presidenciais em 2025.