Milei se reúne com Xi Jinping no G20
O presidente da Argentina, Javier Milei, se reúne com seu homólogo chinês, Xi Jinping, nesta terça-feira, no âmbito da cúpula do G20 no Brasil.
De acordo com as primeiras informações da imprensa argentina, a reunião se deve ao "pragmatismo comercial" que Milei pretende demonstrar, independentemente de seu alinhamento incondicional com os EUA.
Esse é o primeiro encontro entre os dois chefes de Estado após as tensões iniciais provocadas por Milei, que durante sua campanha para a presidência lançou duras críticas contra o gigante asiático e garantiu que jamais faria negócios com Pequim. "Sou um defensor da liberdade, da paz e da democracia. Os comunistas não entram ali. Os chineses não entram ali", declarou à época.
— Jon Heguier (@JonHeguier) November 19, 2024
No entanto, o mandatário suavizou sua retórica nos últimos meses: "É um parceiro comercial muito interessante, porque não exigem nada (...) a única coisa que pedem é para não serem incomodados", declarou Milei em setembro passado. Ele também revelou que planeja viajar para a reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) a ser realizada na China em janeiro de 2025.