O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, afirmou nesta segunda-feira que as relações estratégicas entre Moscou e Pequim estão em um nível de desenvolvimento "sem precedentes".
A declaração foi feita em uma reunião com seu homólogo chinês, Wang Yi, à margem da cúpula do G20 no Rio de Janeiro.
"Como nossos líderes declararam, estamos em um estágio sem precedentes no desenvolvimento de nossas relações de parceria global e cooperação estratégica. Isso é confirmado pelos contatos regulares entre o presidente russo Vladimir Putin e o presidente chinês Xi Jinping", declarou.
De acordo com o chefe da diplomacia russa, "o modelo de cooperação igualitária e mutuamente benéfica entre as duas grandes potências é atraente para outros Estados que pensam da mesma forma", o que "se manifesta nas atividades do BRICS". Além disso, Lavrov "expressou sua gratidão aos amigos chineses pela cooperação prestada à presidência russa do BRICS".
Entre outras coisas, Lavrov e Wang discutiram a implementação de acordos do mais alto nível alcançados entre a Rússia e a China e o planejamento de contatos entre os dois países em vários formatos, bem como a agenda global e regional.
"Não temos dúvidas de que continuaremos a agir em uníssono com sucesso em todas as outras plataformas, incluindo a SCO, cuja presidência é exercida pela China, bem como o G20, a APEC, a ONU e seu Conselho de Segurança", disse Lavrov.
- Lavrov chegou ao Brasil no domingo para participar da cúpula do G20 e realizar uma série de reuniões bilaterais.