Notícias

Permitir que a Ucrânia ataque a Rússia com mísseis ATACMS pode desencadear a Terceira Guerra - Maduro

Permitir que a Ucrânia ataque a Rússia com mísseis ATACMS pode desencadear a Terceira Guerra - MaduroAP / Alexander Zemlianichenko

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, alertou sobre o perigo representado pelo fato de seu colega norte-americano, Joe Biden, ter recentemente dado permissão ao regime de Kiev para atacar o território russo com mísseis ocidentais de longo alcance.

"Quando [Barack] Obama visitou o Brasil, em uma ocasião, ele apenas aterrissou e deu, do Brasil, a ordem para bombardear a Líbia. E agora, Joe Biden, o presidente dos EUA, aterrissa em Manaus, na Amazônia brasileira, e dá a ordem para colocar os mísseis e foguetes dados ao regime nazista da Ucrânia, de Zelensky, para que bombardeiem as cidades da Rússia e levem a guerra para lá. Isso quase provoca a Terceira Guerra Mundial", declarou o líder do país bolivariano.

No domingo, o The New York Times informou, citando pessoas familiarizadas com o assunto, que Biden permitiu que a Ucrânia atacasse dentro do território russo com mísseis ATACMS de longo alcance fabricados nos EUA.

Por sua vez, Moscou prometeu uma resposta "apropriada e tangível", já que, se tais armas forem disparadas, constituiria envolvimento direto de Washington "e seus satélites" no conflito russo-ucraniano.

Já em setembro, o presidente russo, Vladimir Putin, disse que se tal decisão fosse tomada contra o território russo reconhecido internacionalmente, isso significaria que os países da OTAN "estão em guerra com a Rússia".