O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e os primeiros-ministros da Itália e do Canadá, Giorgia Meloni e Justin Trudeau, não participaram da foto oficial da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza durante a Cúpula do G20, informou a imprensa.
O primeiro dia do evento foi realizado na segunda-feira, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Imagens flagraram Biden circulando próximo ao local segundos após o registro da foto oficial, situação semelhante à de Trudeau.
Segundo informações, os dois participavam de uma reunião bilateral à margem da Cúpula e chegaram ao local depois que os demais líderes já haviam se dispersado. Meloni também não estava presente para o registro.
Mais tarde, autoridades norte-americanas informaram à imprensa que o atraso foi causado por "problemas logísticos". "Por razões logísticas, tiraram a foto antes que todos os líderes estivessem presentes, por isso vários não aparecem", explicou um membro da delegação dos EUA, sob condição de anonimato, à agência AFP.
As autoridades também negaram que a ausência estivesse relacionada a qualquer recusa em aparecer na foto junto ao ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov.