Trump sinaliza que vai decretar estado de emergência
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, indicou que vai decretar estado de emergência no país como parte de sua estratégia para combater a imigração ilegal, confirmando as informações publicadas pelo jornal Washington Post nesta segunda-feira.
"Verdade!!!", escreveu Trump nesta segunda-feira na Truth Social, em resposta a um post indicando que sua administração executará o plano polêmico.
Seus planos também devem incluir o fim do programa de liberdade condicional para imigrantes sem documentação vindos de Cuba, Haiti, Nicarágua e Venezuela, de acordo com o Politico.
No início de novembro, o analista conservador Tom Fitton publicou na rede X que Trump estaria "preparado para declarar uma emergência", destacando também seu plano para implementar um programa de deportação em massa.
Fitton sugeriu ainda que a medida poderia incluir o uso de recursos militares para deportar imigrantes em situação irregular.
- Durante a campanha eleitoral, o então candidato republicano apontou a imigração como a principal questão a ser enfrentada, com foco na segurança da fronteira com o México. Entre suas promessas estão a intensificação das deportações e a conclusão do muro na fronteira mexicana, projeto iniciado durante seu primeiro mandato.
- Donald Trump indicou integrantes para seu futuro governo, priorizando perfis alinhados com políticas rígidas com relação à imigração.