Notícias

Projeto de lei que inclui ajuda à Ucrânia e a Israel avança no Senado dos Estados Unidos

A assistência financeira é de 95,3 bilhões de dólares.
Projeto de lei que inclui ajuda à Ucrânia e a Israel avança no Senado dos Estados UnidosAP / J. Scott Applewhite

Um projeto de lei que inclui ajuda financeira a Israel, Ucrânia e Taiwan teve apoio suficiente no último domingo para avançar no Senado dos EUA. O pacote é, em valor total, de 95,3 bilhões de dólares.

A emenda foi aprovada por 67-27 e constitui um passo a mais para sua aprovação final, apesar da forte oposição dos republicanos conservadores, que se opuseram ao fato de o pacote não incluir um projeto de lei aprovado pela Câmara para reforçar a fronteira sul.

A assistência inclui 60 bilhões de dólares para Kiev, 14 bilhões de dólares para Israel, 9 bilhões de dólares em assistência humanitária para Gaza, Cisjordânia e Ucrânia, bem como 4,8 bilhões de dólares para apoiar os aliados de Washington no Indo-Pacífico.

"A Ucrânia tem uma falta perigosa de suprimentos, incluindo munição e defesas aéreas. Se os Estados Unidos não ajudarem a Ucrânia, Putin provavelmente terá sucesso", declarou o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer.

"Não me lembro da última vez em que o Senado esteve em sessão no domingo do Super Bowl", acrescentou. "Mas, como eu disse durante toda a semana, vamos continuar trabalhando nesse projeto de lei até que o trabalho seja concluído", explicou.

No entanto, o projeto de lei foi despojado das disposições fronteiriças na semana passada, após que os conservadores se opuseram a um acordo bipartidário, que também incluía a questão fronteiriça,  por um valor de 118 bilhões de dólares.

Se o Senado aprovar a iniciativa finalmente, passará para a Câmara de Representantes, onde não não está claro quando ou se o seu presidente republicano, Mike Johnson, realizará uma votação sobre a mesma, em um contexto que a maioria dos republicanos na câmara se opõe a maior ajuda à Ucrânia.